
Em fim de bimestre e quase férias, o assunto que menos nos interessa sem dúvida alguma são elas , as tão temidas provas. Quase todo mundo nesse exato momento está se matando de estudar e com provas e mais provas marcadas para até o fim do mês. A pergunta é, vale apena se inscrever em mais uma ? Saiba mais sobre o assunto que é , ou pelo menos deveria ser do interesse de todos os jovens estudantes brasileiros.
O que é Enem ?
Criado na década de 90, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como objetivo de avaliar o desempenho do estudante a fim da escolaridade básica, ou seja , terceiro ano. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluiram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Pograma Universidade para Todos (ProUni). Além disso , cerca de 500 universidades usaram o resultado do ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem ?
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notar de um ano para outro. A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do Ensino Medio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias ( incluindo redação) ; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por até 50 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
Como eu faço para me inscrever ?
A inscrição é feita pela internet , no site do enem. A taxa de inscrição é R$ 35. Os estudantes de escola pública que estão cursando a última série do Ensino Médio não pagam. Os egressos (alunos que ja concluiram) podem pedir insenção de taxa. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, as provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá início às 13 horas com o encerramento às 17:30 (sábado) e às 18:30 (domingo).
Atenção ! Em todas as outras edições não era obrigatório o cpf para a inscrição , mas esse ano é ! Se você ainda não tem , corra já a uma agência dos correios ou da Receita federal e providencie o seu .
Repito : SEM CPF , atualmente você não faz enem.
-
Eu estou cursando o terceiro ano do ensino médio , tentarei esse ano por experiência , pois serão muito bem gastos os 35,0 reais. Aprender a controlar o nervosismo e o tempo é quase uma certeza de bom resultado.
Claro que não adianta ter todo tempo do mundo sem ter o conhecimento básico das matérias. Aproveite o tédio das férias e separe pelo menos uma hora por dia para revisar as matérias de anos passados.
Quer dica ? Pegue todas as provas que você encontrar naquela gaveta de materiais ( que você não abre desde o início do ano ) e as refaça .
Relembre as questões que você não souber. Pelo que vi em provas passadas , Enem é conhecimento geral. Assuntos polêmicos costumam a vir questões. Abra o jornal, entre em sites de notícia , por mais que isso pareça besteira agora , ajuda muito depois.
Para rir : Depois das provas do enem vazam sempre na internet as ''Pérolas''. Ou seja , as respostas mais sem noção e idiotas respondidas na prova. No site NossaSaoPaulo você confere, algumas das melhores e mais engraçadas pérolas do enem.
Atenção : As inscrições para o Enem de 2010 vão de 21 de junho à 9 de julho . E as provas só rolam no fim do ano , nos dias 6 e 7 de novembro.
Aposte em você mesmo , faça já sua inscrição . Eu já fiz a minha ;)









